Vector Shot – Game LAB – Multimedia Fusion 2.0

Vector Shot – Game LAB – Multimedia Fusion 2.0

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Visando compartilhar experiências com outros desenvolvedores, criamos a categoria GAME LAB.

As experiências são comentadas, recomendadas (ou não) e de qualquer forma disponibilizadas para uso e teste da comunidade.

Neste post a experiência abordada é:

LANÇAMENTO OBLÍQUO E BOX 2D

MMF2ICON

Nesta experiência, utilizamos o Multimedia Fusion 2.0 com as extensões de BOX 2D disponíveis via aplicativo por download.

Lançamento Oblíquo ou de Projétil

Um movimento oblíquo é um movimento parte vertical e parte horizontal. Por exemplo, o movimento de uma pedra sendo arremessada em um certo ângulo com a horizontal, ou uma bola sendo chutada formando um ângulo com a horizontal.

Com os fundamentos do movimento vertical, sabe-se que, quando a resistência do ar é desprezada, o corpo sofre apenas a aceleração da gravidade.

tela1

O móvel se deslocará para a frente em uma trajetória que vai até uma altura máxima e depois volta a descer, formando uma trajetória parabólica.

mo1

  A ideia original, programada em C++ era a utilização das formulas de física reais, aplicando a simulação no ambiente virtual, porém no Fusion o cálculo torna-se praticamente desnecessário devido a extensão do BOX 2D.

O código do Jogo em C++ poderá ser abordado futuramente em GAME RECEITAS neste mesmo blog.

tela2

A utilização de elementos físicos no jogo torna a experiência muito mais agradável e menos previsível, pois o comportamento é basicamente uma simulação do mundo real, fazendo que os elementos onde a física é aplicada agirem de acordo com o ambiente configurado.

tela3

A configuração do ambiente é essencial, ou seja você precisa utilizar mais de uma extensão para que funcione tudo em perfeita ordem.

Com o Box 2D você pode utilizar também

Physics Engine (Obrigatório) – Configuração do Ambiente

Physics Fan – Caso for aplicar força do vento ou deslocamento de ar

Physics Ground – Elementos de deformação de terreno

Physics joint – Fixação de objetos por um ponto (pendurar)

Physics Magnet – Atração e repulsão

Physics Particle – Partículas que agem conforme o ambiente

Physics Rope and Chains – Simula objetos como correntes e cordas

Physics Treadmill – Deslocamento forçado de objetos físicos

tela3

Veredito:
A técnica pode parecer um pouco complicada no começo, mas depois que você a utiliza vai querer usar sempre. No Multimedia Fusion 2.0 a conversão para Web não é perfeita, apresentando uma série de bugs, portanto se for possível, utilize o Fusion 2.5 com a sua extensão nativa.

Veja como funciona:

Baixe e teste o arquivo fonte:

Vector Shot – Game LAB – Multimedia Fusion 2.0 – (Sem BOX 2D).zip

Obs. O Box 2D foi retirado deste exemplo temporariamente devido a falhas no funcionamento da extensão no Multimedia Fusion 2.0;

O arquivo está sendo trabalhado no Clickteam Fusion 2.5 e será disponibilizado em Breve…

Jogue a versão on-line no Kongregate

kongandroid

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