Pseudo 3D Racing Car – Game LAB – Clickteam Fusion 2.5

Pseudo 3D Racing Car – Game LAB – Clickteam Fusion 2.5

junho 11, 2017 0 Por genezgames

Pseudo 3D Racing Car – Game LAB – Clickteam Fusion 2.5

Visando compartilhar experiências com outros desenvolvedores, criamos a categoria GAME LAB.

As experiências são comentadas, recomendadas (ou não) e de qualquer forma disponibilizadas para uso e teste da comunidade.

Neste post a experiência abordada é:

Pseudo 3D Racing Car

Nesta experiência, utilizamos a versão Developer do Clickteam Fusion 2.5 (Build 288.3) sem o uso de extensões..

Para construir a pista utilizei uma série de imagens iguais em posições diferentes do eixo Y.


Ao iniciar o game configurei essas peças para mudarem de tamanho conforme o valor do eixo, dando uma impressão de distância. (Quanto maior o eixo y maior a escala da peça da pista)

Inseri um contador para a velocidade que serve como um guia para a velocidade em todas as peças do jogo.

E uma guia lateral esquerda que funciona mais ou menos como a franquia de jogos Guitar Hero onde vai descendo a nota (neste caso um ícone representando o objeto ou direção) só que com a mesma velocidade do contador.

Ao atingir um determinado momento ou posição, esses ícones são destruídos e automaticamente é criada uma instância do objeto relacionado a um dos índices do ícone.

As curvas também estão baseadas nos ícones de direção, que levam um indicador central a movimentar-se para setas da esquerda ou da direita movimentando também as peças da pista em relação (e condicionadas a posição) do eixo y.


A movimentação do veículo é travado para direita e esquerda e sofre a força contrária da direção da pista.

Alguns exemplos de jogos que baseei-me:

Out Run

Top Gear

Lotus Turbo Challenge

Veja como funciona:

Baixe e teste o arquivo fonte:

Pseudo 3D Racing Car.zip